A Rede Oblata Brasil se une aos mais de 1 milhão de signatários da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

Este é um compromisso inegociável que se alinha aos nossos princípios, em defesa dos direitos humanos, pela justiça social. A carta, organizada pela Faculdade de Direito da USP, foi lida na manhã do dia 11 de agosto de 2022, no Histórico Pátio das Arcadas. A data coincide com a leitura de um manifesto no mesmo local, em 1977, que denunciou as violações de direitos cometidas na ditadura militar.

“Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática. (…) No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições.

Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona:
Estado Democrático de Direito Sempre!”

Acesse a íntegra do documento e assine a Carta em defesa do Estado Democrático de Direito: https://www.estadodedireitosempre.com/

O Grito dos Excluídos pela Democracia

Dentro desse tema tão importante, ressaltamos também o Grito dos/as Excluídos/as 2022, que traz reflexões e denúncias sociais urgentes, com o lema “Brasil: 200 anos de (in)dependência, para quem?” e o tema “Vida em Primeiro Lugar!”.

Da esq. para dir: Lucinete Santos (Assistente Social); Ir. Pilar, Ir. Idolina e Ir. Leonira – OSR.

A Rede Oblata BH – Unidade Diálogos pela Liberdade – esteve presente no Seminário de Preparação para essa 28º edição, que reúne movimentos populares, Igrejas e sociedade civil organizada. Acesse gritodosexcluidos.com e saiba mais.