Em março, o Governo Geral da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, representadas pelas Irmãs Roseli Consoli e Zenda Pepito, fortaleceu laços da missão em visita às Unidades oblatas no Brasil. O objetivo era conhecer a realidade local, trocar experiências e refletir sobre a missão conjunta de combater as violações de direitos e promover a justiça social para mulheres em contextos de prostituição.

Acolhida calorosa e troca de saberes

Em cada Unidade, as Irmãs foram recebidas com grande entusiasmo. As equipes tiveram a oportunidade de apresentar suas atividades, compartilhar seus desafios e aprendizados, e conhecer as ações realizadas pelo Governo Geral em toda a Congregação Oblata.

Encontros enriquecedores

Na Unidade Força Feminina, em Salvador, a visita foi marcada por um momento de integração entre as visitantes e a equipe. As Irmãs apresentaram as ações do Governo Geral e sua importância para manter o engajamento das leigas (os) e colaboradoras (es). Em seguida, cada membro da equipe se apresentou, ilustrando sua trajetória e as atividades realizadas no local. Através de uma dinâmica com imagens, a equipe avaliou sua ação e destacou palavras que representam o “ser e estar no mundo”, como transformação, resiliência, escuta qualificada, acolhida, liberdade, luz e ancestralidade. A visita se encerrou com a participação das Irmãs em uma atividade de espiritualidade e abordagem social em uma das casas de prostituição do Centro de Salvador.

Governo Geral na Unidade Força Feminina, em Salvador

No Projeto Antônia, em São Paulo, o encontro teve como tema central “A dimensão de sentido, nutrindo vidas”. As Irmãs Zenda e Roseli realizaram abordagem social em quatro casas de prostituição e estiveram presentes no espaço de Acolhida, interagindo com as mulheres acompanhadas pelo Projeto. Em um momento de grande emoção, a equipe e as Irmãs puderam compartilhar suas experiências e renovar seu compromisso com o Carisma e Espiritualidade Oblata. As trabalhadoras sociais apresentaram as atividades desenvolvidas e descreveram a rotina de trabalho de cada uma. As Irmãs promoveram uma dinâmica que destacou palavras como liberdade, esperança, compaixão, escuta e solidariedade, sentimentos e ações que perpassam o dia a dia da equipe.

Governo Geral na Unidade Projeto Antônia, em São Paulo

Na Pastoral da Mulher, em Juazeiro, as Irmãs realizaram abordagem social em uma área no centro da cidade, onde tiveram contato com diversas mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade. Com a equipe, as Irmãs compartilharam sobre a estrutura da congregação e apresentaram suas funções. Através de uma apresentação, a Pastoral detalhou o trabalho realizado em 2023. As Irmãs também promoveram uma dinâmica com imagens, o que levou a reflexões sobre os valores da congregação, como escuta, compaixão, justiça, liberdade e transformação.

Governo Geral na Unidade Pastoral da Mulher, em Juazeiro/Bahia

Na Unidade Diálogos pela Liberdade, em Belo Horizonte, o tema do encontro foi “nutrindo Vidas”. Cada colaboradora da equipe compartilhou sua experiência no projeto e sua contribuição para a missão. O momento foi marcado por um intercâmbio de informações sobre a realidade de outros projetos das Irmãs Oblatas no mundo. Em seguida, a equipe e as Irmãs refletiram sobre as mudanças no território e realizaram uma dinâmica que promoveu a troca de experiências, partilhas, reflexões e empatia. No segundo momento, as Irmãs e as mulheres participaram de um acolhida na sede da Unidade, com almoço e um bingo de valores reflexivo sobre violência, gênero e direito. O encontro contou também com a presença de voluntários que participam ativamente dos projetos, proporcionando um rico intercâmbio de experiências e fortalecendo o sentimento de fé, espiritualidade, esperança e aproximação.

Governo Geral na Unidade Diálogos pela Liberdade, em Belo Horizonte

Uma visita que fortaleceu a Rede Oblata Brasil

Em tempo de compartilhar a Missão Oblata, percebendo a grandiosidade desse trabalho e os desafios que são projetados em cada passo dado, agradecemos o Deus da Vida por esta experiência tão rica: experiência de trocas e comunhão, de descobertas e encontros, de assumir a Missão com novo vigor. Que continuemos entrelaçando os fios do compromisso e fortalecendo a Rede da Vida, além de bebendo da água dos nossos fundadores, Padre Serra e Madre Antônia.

A visita das Irmãs nas Unidades despertou nas equipes ânimo e força para seguir na missão, compartilhando o carisma congregacional e sendo um sinal de esperança, amor e solidariedade na vida das mulheres.”