Centro Social Renascer

No dia 7 de abril, fizemos memória às primeiras Missionárias Oblatas do Santíssimo Redentor na África, em Angola. Há 29 anos que o carisma Oblata vigora nas terras africanas, o continente berço da humanidade.

“Em 1995, chegaram a Luanda (Angola), as quatro primeiras irmãs: Carmen Rodríguez, Pura González, Puri Alzola y Anastasia Rozo, acompanhadas pela irmã Analita Albani, da Equipe Geral. Iniciávamos uma viagem, um caminho cheio de sonhos, surpresas, temores e também de ilusão.”

Angola nos ofereceu a oportunidade de nos abrir ao novo, ao diferente e a viver enraizando o carisma naquela realidade e naquela cultura. O país vivia tempos muitos difíceis, de guerra civil entre os irmãos, pobreza extrema e destruição, época de muitas incertezas. Mas a paciência, a força, a coragem e, acima de tudo, a fé e o amor, fizeram de nós Missionárias destemidas numa época de medo.

Hoje, contemplando aquele início, muitos sentimentos se misturam e fluem dentro de nós, todos envolvidos numa imensa GRATIDÃO. A acolhida calorosa, a hospitalidade sincera, o sentido de humanidade, o encontro fraterno, a relação de família, o surgimento das primeiras vocações nestas terras, tudo isto é fruto das primeiras sementes lançada há mais de 20 anos.

Mantendo vivo o carisma herdado de Pe. Serra e Madre Antonia

As Oblatas chegaram a Angola, e diante da realidade encontrada, deram início ao “Programa de Compromisso Solidário com a mulher afetada pelo fenômeno da prostituição”, na cidade de Luanda. Em novembro do ano 2000, que foram para Lobito (Benguela) e deram início à fundação do Centro Social Renascer.

Após anos atuando com organizações locais, observando a realidade e indo ao encontro das mulheres nas ruas, com ações de sensibilização, as Irmãs foram confirmando a necessidade de ter um espaço próprio onde pudessem acolher e acompanhar, de forma integral, a capacitação das mulheres.

Fazemos memória agradecida pelo vivido e pelos frutos colhidos ao longo desses anos. Parabéns à Congregação das Irmãs Oblatas pela coragem de lançar as primeiras sementes nesta terra.