As irmãs Oblatas que vivem em Angola, Argentina, Brasil e Uruguai se reuniram na cidade de Aparecida, Brasil, de 9 a 13 de abril, para realizar a Assembleia anual sob o lema “Comunidades artesãs do cuidado”.

Esta Assembleia faz parte da etapa final do processo de discernimento sobre a presença das comunidades e a reestruturação. As irmãs vêm trabalhando e discernindo este tema desde fevereiro do ano passado, quando o processo também foi iniciado com uma Assembleia e desde então tiveram espaços comunitários e intercomunitários para avançar na reflexão.

Para onde o Espírito de Deus nos leva?

A Assembleia começou com dois dias de retiro, onde a Irmã Marisa Biasutti, da Congregação de Santo Antônio de Pádua, que acompanha o caminhar desses dias, convidou à abertura e disponibilidade aos movimentos da Divina Ruah.

Toda a Vida Religiosa está convidada à transformação, não se trata de simples mudanças, mas sim de se comportar de forma inovadora, tentar coisas diferentes e sair da zona de conforto. Essa transformação exige iniciar um caminho para uma nova forma de ser.

Nesta busca e compromisso, para os consagrados, cuidar da dignidade humana e do bem comum deve ser o horizonte que inspira, anima e orienta a consagração.

Comunidades artesãs do cuidado

Nos dias seguintes, as irmãs em Assembleia discerniram juntas e chegaram a acordos para a reestruturação com passos a curto, médio e longo prazo.

As 25 irmãs presentes estiveram comprometidas com o trabalho, abrindo-se a espaços participativos em grupos e plenários, de acordo com a metodologia que estava sendo proposta. Com esses acordos, uma etapa se fecha e um novo momento de aprofundamento do discernimento e da tomada de decisões se inicia.

Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, as irmãs colocam este processo para seguir fiéis à missão, caminhando nas pegadas de Jesus Redentor.

Celebração e gratidão

A Assembleia culminou com um momento de grande emoção no Santuário de Aparecida, durante a missa em ação de graças pelo Jubileu de Prata de Profissão Religiosa da Irmã Lucia Alves, atualmente na comunidade de Salvador da Bahia. Sob o lema “Luz radiante, luz de alegria, luz da glória de Cristo Jesus”, toda a Província Santíssimo Redentor expressou sua gratidão a Deus pelos 25 anos de fidelidade da Irmã Lucia. Junto a ela, as demais irmãs renovaram seu compromisso de seguir cada dia os passos de Jesus.

Um futuro promissor

A Assembleia anual das Irmãs Oblatas da Província Santíssimo Redentor foi um marco de discernimento, união e esperança. Com a força do Espírito Santo e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as irmãs trilham um caminho de transformação, construindo comunidades cada vez mais engajadas no cuidado da vida e na promoção do bem comum.