MISSÃO COMPARTILHADA

Conheça um pouco mais

Grupo de Leigas/os e Religiosas (LR)

O grupo começou em 1995 com Irmãs, leigos e leigas que trabalham em Argentina e Uruguai, optando por uma formação conjunta, dando lugar ao nascimento do L/R.  O grupo conta com as experiências dos Projetos de Missão e dos Colégios e seu objetivo em seguir avançando no compromisso com a Missão da Família Oblata.

Os espaços de L/R são realizados em Encontros Regionais ou por Projetos em cada país ou província e são trabalhados temas relacionados ao Carisma e Espiritualidade, como também ferramentas técnicas para a Missão. Os Encontros Regionais preparam o caminho para o Encontro Geral L/R que é realizado uma vez no ano na Argentina.

Rede Oblata

A Rede Oblata nasce em 2003 pela inquietação das irmãs e leigas/os que atuavam nos Projetos diante da necessidade de animar e articular os Projetos de Missão no Brasil para impulsionar o desenvolvimento humano e social das mulheres em situação de prostituição, atuar no enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual e sensibilizar a sociedade quanto à realidade dessas mulheres.

Mantém-se através de intercâmbio de informações, troca de saberes e de experiências, na formação das equipes, na circulação de notícias e nas ações conjuntas. Desenvolve atividades de sensibilização da Sociedade para com a realidade das mulheres, organiza seminários com temas pertinentes à realidade da prostituição e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Promove campanhas nas redes sociais e manifestações nas ruas e praças das cidades onde estão situadas as sedes das Unidades, dando visibilidade à situação de vulnerabilidade e violação de direitos que vivem as mulheres, reivindicando Políticas Públicas para as mesmas, e contribuindo para a desconstrução do estigma e do preconceito.

Leigas e leigos Oblatas do Santíssimo Redentor- ANGOLA (LOSRA)

Em 2006, um grupo de fiéis cristãos de Lobito-Angola, querendo partilhar com as Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, a missão, aceitaram o convite de iniciar um processo de conhecimento, compreensão e assimilação duma realidade social tão complexa como é a Prostituição, decidiram se comprometer como Grupo de Leigos Oblatas do Santíssimo Redentor-Angola (LOSRA).

Actuamos pelos seguintes Princípios e Valores;

– Enaltecer e promove-la, sendo a mulher protagonista do grupo, acolhimento, sensibilidade, simplicidade, respeito, amor, solidariedade, honestidade, tolerância, partilha, misericórdia, justiça e valores morais e cívico.

O nosso Objectivo é: junto à Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e a partir de uma mesma espiritualidade, assumir um compromisso solidário com a mulher em situação de prostituição e, com ela criar alternativas para mudança de vida.

Realizamos as nossas atividades, de dois em dois meses, com Formação relativa à missão, e também fazemos celebrações, avaliação, palestras nas escolas, igrejas, sensibilização sobre o fenômeno da prostituição, droga, tráfico de menores etc., celebramos anualmente o Natal solidário com as mulheres mais vulneráveis acompanhadas no nosso Centro Social Renascer.