Vocacional Oblata Angola

Acreditamos no Projeto Social de Jesus Redentor e na Juventude como construtores de um Mundo melhor.

A Pastoral Vocacional em Angola, propriamente na Província de Benguela, já existe há mais de 18 anos. Tem sido sempre um trabalho em parceria com algumas Congregações dentre elas, e de maneira mais intensa, com a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas).

Após o início dos primeiros anos de trabalho em conjunto, nossa Pastoral Vocacional foi pouco a pouco expandindo seu trabalho por outras Províncias de Angola: Huambo, Lubango, Kuíto, Menongue e Luanda.

A Pastoral Vocacional consiste em visitar as Paróquias, iniciar e manter uma parceria com os Párocos, os quais nos dão abertura para desenvolver atividades com os grupos de Jovens e Adolescentes e essas são realizadas a partir de encontros, formações, retiros, assessoramento às coordenações, articulação entre os movimentos juvenis existentes, entre outras.

Todo este trabalho tem seu viés vocacional, com o intuito de ajudar aos jovens a ter maior clareza de seu papel como cristão e ajudá-los no despertar vocacional e da consciência vocacional. Desde um acompanhamento próximo, com visitas pontuais ao longo do ano e, quando possível, através dos meios de comunicação (face book, e-mail, WhatsApp).

Atualmente atuamos com uma equipe composta por: Uma Irmã Oblata, um Padre Redentorista, uma Irmã Mensageira do Amor Divino e alguns jovens que já nos acompanham há alguns anos.

Nosso trabalho de Pastoral Vocacional em Angola sempre teve como característica, um trabalho intercongregacional, uma vez que isso nos facilita a desenvolvê-lo pelo fato de nós, Irmãs Oblatas, não termos uma comunidade em outra Província de Angola.

Quando uma jovem desperta vocacionalmente e se interessa em conhecer um pouco mais sobre nossa Congregação, o primeiro passo é uma visita desta jovem à nossa comunidade, localizada na cidade de Lobito. A partir daí se inicia um processo de conhecimento da jovem sobre nós, e nós sobre a jovem. O processo de conhecimento é feito de maneira pontual, dependendo da possibilidade e disponibilidade da jovem, como também procuramos visitar a jovem em sua casa para conhecer melhor sua família.

O processo depende de cada contexto e realidade, e na medida em que a jovem vai clarificando seus desejos, vamos aprofundando para que possa dar mais o passo a ponto de viver e fazer uma experiência em nossa Comunidade, dando continuidade ao seu processo.

Resumo Etapas formativas

O Projeto Formativo da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor tem como base as seguintes dimensões:

*Humana: favorece o processo de integração da pessoa;

*Cristã: que visa o conhecimento de Jesus Redentor e o compromisso com o Projeto do Reino;

*Comunitária: favorece a capacidade para o trabalho em equipe e impulsiona a corresponsabilidade e o sentido de comunidade;

*Missionária: estabelecer comunhão com as pessoas em situação de empobrecimento social, em especial com as mulheres em situação de prostituição.

Contato

Endereço:
Rua: Porto Amboim, 5 Compão- Lobito- Angola – Caixa postal: 263

Telefones:  +2244 93780-0829
+2244 92771-7858

E-mail: [email protected]