Release – Força Feminina

Venda de produtos, apresentações artísticas, debates, formação de redes de relacionamentos e jornadas de estratégia comerciais são algumas das atividades da iniciativa pioneira, realizada pela Unidade Força Feminina – Rede Oblata em Salvador. A terceira edição  será realizada entre 17 e 22 de julho, semana da celebração pelo Dia da Mulher Negra.

Venda de produtos, apresentações artísticas, debates, formação de redes de relacionamentos e jornadas de estratégia comerciais são algumas das atividades da iniciativa pioneira, realizada pela Unidade Força Feminina – Rede Oblata Salvador. A terceira edição  será realizada entre 17 e 22 de julho, semana da celebração pelo Dia da Mulher Negra

A Unidade Força Feminina – Rede Oblata em Salvador, em parceria com o Shopping Center Lapa, realiza entre os dias 17 e 22/0, o evento de afroempreendedorismo e cultura `Preta, você me inspira!`. Em uma semana de evento, 28 afroemprendedoras comercializarão alimentos, roupas, brinquedos, artesanato, produtos de bem estar, de beleza, entre outros. Na programação educativa, seis palestras de temas para capacitação relacionados ao afroempreendedorismo e empoderamento. Já as apresentações culturais acontecem diariamente, no período da tarde, conforme programação que pode ser consultada  no blog do Força Feminina.  (https://ffeminina.oblatassr.org/) e na página da https://www.oblatassr.org/ .

A proposta do Preta, você me inspira!   é promover um escossistema para circulação dos produtos, geração de um de pertencimento em rede e debate sobre o lugar das afroempreendedoras. Além da reflexão sobre a importância da promoção do autoamor, do autocuidado e da  autonomia financeira  na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.

“Um eixo central para essa terceira edição é o incremento de estratégias coletivas e exitosas dos movimentos de mulheres negras na busca por igualdade de gênero e equidade racial por meio da promoção de um projeto humanitário de sociedade. E, discutiremos ainda, como o afroempreendedorismo tem sido uma estratégia de resistência da população negra que contribui para o fortalecimento da autoestima e autonomia financeira”  comenta Iracema Oliveira, Educadora Social da Unidade Força Feminina – Rede Oblata  emSalvador e uma das idealizadoras do evento.

Karine dos Santos Oliveira, moradora da comunidade do Engenho Velho da Federação, em Salvador participará pela primeira vez como palestrante. Ela fundou a Wakanda Educação Empreendedora, uma empresa de qualificação para empreendedores periféricos. Em seu portifólio, cursos, mentorias, imersões e aceleração de negócios por meio de uma formação que usa conteúdos  em linguagem informal e regional. Karine conta que está revolucionando o mercado porque simplifica os materiais clássicos do empreendedorismo, democratizando o acesso ao estudo e sua aplicação.

“Minha expectativa é estar colada em mulheres negras, capacitá-las e torcer por elas. Dividir nossas conquistas é somar vitórias. Ao compartilhar minha luta, como meu esforço me fez chegar aqui e ser vencedora todo dia é muito importante. Eu quero inspirar outras pretas a se moverem. É assim que a gente faz da persistência o legado e a força da ancestralidade. A ancestralidade é muito importante para que a gente nunca ande só”, comenta.

Rede Oblata

É uma rede de projetos de missão da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. A rede conta com unidades em Minas Gerais(1), Bahia (2)  e São Paulo(1), compondo um conjunto de obras sociais presentes em 15 países.

A congregação acompanha mulheres que exercem a prostituição, em contexto de vulnerabilidade social, em sua maioria negras. Respeitando as escolhas e os direitos das assistidas, a Rede Oblata reitera que o exercício da prostituição no contexto de vulnerabilidade social  as expõem à exploração e  riscos materiais e subjetivos.

Localizadas na encruzilhada de diversas opressões, muitas mulheres negras são interceptadas, simultaneamente, por problemáticas ligadas à raça, gênero, classe social, entre outras. O intercruzamento dessas violências agrava as situações de desigualdade vivenciadas pelas atendidas da Rede Oblata.

Mês das mulheres negras

O mês de Julho é o período no qual os movimentos de mulheres negras convergem suas agendas para discutir os desafios por elas enfrentados. Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, foi criada a Rede de Mulheres  Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Aqui no Brasil através da Lei nº 12.987/2014, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, o dia 25 de Julho como   o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

A data foi instituída para rememorar e celebrar o legado e a caminhada de luta das mulheres negras ao longo da história. Este período é utilizado também para estimular um debate público sobre os impactos dos marcadores sociais (raça, classe e gênero) na vida das mulheres negras, a sobreposição de opressão e a importância da adoção de estratégias políticas que utilizem a interseccionalidade como ferramenta analítica.

Serviço:

Data: 17 a 22 de julho

Horário: das 9h às 20h

Local: Dentro  das instalações do Shopping Center Lapa R. Portão da Piedade, 155 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40070-045. Praça de Eventos – L1.

Entrada Gratuita.

Assessoria de imprensa:

Élida Ramirez (31) 9 9526 01 89

Rannyer Barboni ( 31)  9 9501 7479