Em tempos de grandes desafios sociais, as mulheres assumem um papel cada vez mais proeminente na construção de um mundo mais justo e humano. Na Igreja, a força feminina se manifesta de forma singular na obra das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (OSR), congregação fundada por Antonia Maria da Misericórdia e Padre Serra, em 1870.

Um Legado de Luta e solidariedade

A história da fundação da Congregação OSR é um exemplo notável da força transformadora das mulheres. Motivada pela fé e compaixão, Antonia Maria desafiou as convenções sociais da época e acolheu mulheres excluídas pela sociedade, oferecendo-lhes um lar, educação e a oportunidade de recomeçar suas vidas.

Em um contexto histórico marcado pela pobreza, exclusão social e machismo, essa culta mulher despiu-se de seus preconceitos e viu nas mulheres em contexto de prostituição, e extrema vulnerabilidade, a face sofrida de Jesus. Contrariando as normas e costumes da época, ela fundou uma casa de acolhida com o objetivo de oferecer a essas mulheres um caminho de resgate, acolhida e dignidade.

Cena do filme “Si todas las puertas se Cierran” – Antonia conversa com uma mulher

A história de Antonia Maria da Misericórdia e das primeiras Oblatas é um exemplo inspirador de fé, coragem e compromisso com a justiça social. Elas romperam as barreiras de gênero e desafiaram o status quo, abrindo novos caminhos para a participação das mulheres na Igreja e na sociedade.

Arte com a imagem de Madre Antonia e Padre Serra. Ao fundo, Ir. Priscilla e Ir. Roseli (Oblatas do Santíssimo Redentor) em uma consagração.

Mulheres Oblatas: agentes de transformação social

As Oblatas atuam em diversas frentes de combate à desigualdade, promovendo a educação, a saúde, a orientação para geração de renda e a autonomia das mulheres. Através de projetos sociais e ações de advocacy, elas lutam por políticas públicas que garantam os direitos humanos das mulheres e promovam a igualdade de gênero.

Educação: as Oblatas oferecem oficinas e cursos de formação profissional que também buscam incentivar mulheres em situação de vulnerabilidade social a serem protagonistas de sua própria história. Com o resgate da autoestima e esperança, podem ter acesso a mais oportunidades e desenvolvimento pessoal, construindo um futuro melhor para si mesmas e para suas famílias.

Saúde: por meio de parcerias, voluntariado e com uma equipe qualificada, as Oblatas oferecem encaminhamento médico, atendimento psicológico gratuito e ações pontuais de saúde para mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade. A prevenção de doenças, o diálogo em rodas de conversa, momentos de espiritualidade, bem como o compartilhamento de informações contribuem para o bem-estar físico e mental das mulheres.

Geração de renda: as Oblatas desenvolvem projetos que incentivam a geração de renda, com o objetivo de mostrar caminhos e apoiar a conquista da autonomia financeira que melhore as condições de vida. 

Advocacy: a equipe multidisciplinar Oblata participa de redes e fóruns nacionais e internacionais que defendem os direitos das mulheres, incluindo o enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, a luta pela eliminação da violência de gênero, o trabalho de sensibilização social, inserção em debates sobre  políticas públicas que garantam a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos das mulheres, costurando pontes e facilitando o acesso à rede socioassistencial. 

Ações para um futuro mais igualitário

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 da ONU representam marcos importantes na luta pela igualdade de gênero e na redução das desigualdades, respectivamente. As Oblatas, em sintonia com esses objetivos, desenvolvem ações concretas. Outro ODS importante e muito trabalhado nos projetos pastorais oblatas é o 3, focado na Saúde e bem-estar. 

Vozes que desafiam

A série “Vozes que Desafiam: Mulheres na Igreja”, do Instituto Humanitas Unisinos, destaca a importância da participação feminina na vida da Igreja. O projeto recupera e visibiliza histórias de mulheres que, ao longo da história, abriram caminhos para a igualdade de gênero.

A série apresenta diversas figuras femininas que, em diferentes contextos históricos e sociais, assumiram um papel profético e transformador na Igreja. Desde as primeiras discípulas de Jesus até as líderes contemporâneas, as mulheres têm sido agentes de evangelização, justiça social e mudança.

Ao dar voz a essas mulheres, a série “Vozes que Desafiam” contribui para o reconhecimento da importância da participação feminina na Igreja e para a construção de uma comunidade eclesial mais justa e igualitária.

Mulheres na estrutura da Igreja 

A Igreja cristã brasileira, por exemplo, tem em sua base muitas mulheres que formam uma “estrutura viva e operante”. No documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade (2016), os bispos observaram que:

“As mulheres contribuem de forma indispensável na sociedade e nas responsabilidades pastorais. Todavia, a Igreja reconhece que ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja”.

Com o olhar humano, a percepção aguçada sobre as dores da alma, as mulheres assumem o compromisso com a construção do Reino de Deus.

Antonia Maria, nascida em dia 16 de março de 1822 em Laussana (Suíça), vestiu o hábito da nova família religiosa das Oblatas do Santíssimo Redentor em 1870 (Espanha), e escolheu o nome de Antonia Maria da Misericórdia, expressão do carisma nascente que, diante da realidade das mulheres, expressou :

“Quero que vejam nelas a imagem do Redentor”.

Durante 34 anos, ela percorreu com a mulher em contexto de prostituição, um caminho de evangelização libertadora e sentiu-se tão identificada com seu chamado que disse: “Estou feliz, tão segura que Deus me chamou para este trabalho, tão tranquila em minha vocação, que meu único desejo é ser fiel”.

Hoje, outras mulheres também chamadas para essa missão de solidariedade, seguem seus passos, atualizando as possibilidades de transformação social, ampliando o sentido de acolhida e consolidando o jeito Oblata de SER e ESTAR no mundo. 

Confira a História em Quadrinhos que conta a vida de Antonia, desde o seu nascimento:


Referências:

Portal Oblata da Província Santíssimo Redentor

Série Vozes que Desafiam: Mulheres na Igreja

A contribuição das mulheres na missão da Igreja