Hoje, 25 de maio, dia do Continente Africano, fazemos memória às primeiras Missionárias Oblatas do Santíssimo Redentor em Angola-África.

Há 26 anos que o carisma Oblata vigora nas terras africanas, o continente berço da Humanidade, buscando tornar vivo, a cada dia, o carisma herdado de Pe. Serra e Madre Antonia. Fazemos a memória agradecida pelo que foi realizado e pelos frutos colhidos ao longo desses anos. Em 1995, chegamos a Luanda (Angola), as quatro primeiras irmãs, Carmen Rodríguez, Pura González, Puri Alzola y Anastasia Rozo, acompanhadas pela irmã Analita Albani, da Equipe Geral. Iniciávamos uma viagem, um caminho cheio de sonhos, surpresas, temores e também de ilusão.

Angola nos ofereceu a oportunidade de nos abrir ao novo, ao diferente e a viver enraizando o carisma naquela realidade e naquela cultura. O país vivia tempos muitos difíceis, de guerra civil entre os irmãos, pobreza extrema e destruição, época de muitas incertezas; mas a paciência, a força, a coragem e, acima de tudo, a fé e o amor, fizeram de nós Missionárias destemidas numa época de medo.

Hoje, contemplando aquele início, muitos sentimentos se misturam e fluem dentro de nós, todos envolvidos numa imensa GRATIDÃO. A acolhida calorosa, a hospitalidade sincera, o sentido de humanidade, o encontro fraterno, a relação de família, o surgimento das primeiras vocações nestas terras, tudo isto é fruto das primeiras sementes lançadas há mais de 20 anos.

Celebramos o Continente Africano e, especialmente, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor pela coragem de lançar as primeiras sementes nesta terra.

Veja mais notícias de Angola. E conheça o Centro Social Renascer