No Dia Nacional da Imunização, o Brasil grita: Vacina pela vida! 

A máxima da OMS sobre a pandemia é: “Ninguém estará seguro até que todos estejam seguros”. Nesta perspectiva, como estamos? A indignação sobre a condução da vacinação no Brasil é clara e nos mostra o total despreparo e desrespeito à vida.

A vacina precisa chegar a toda a população de forma rápida e equitativa. E aqui, ressaltamos a importância de todo o calendário de vacinação. Vacinas salvam vidas!


Infelizmente, muitas dessas vidas se foram, perdemos e continuamos perdendo muitas pessoas para a COVID-19. Trabalhadoras e trabalhadores que estão na linha de frente, bem como a população mais vulnerável, continuam com alto risco de contaminação. O povo brasileiro sofre e se revolta.

O tempo de resposta a esta pandemia, a agilidade e responsabilidade nas decisões, somadas às medidas preventivas, com o uso de máscaras, higienização e isolamento social, é imprescindível. 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Em entrevista à ONU News ( 02/06/21), o vice-diretor da Opas, Jarbas Barbosa, diz:


“O Brasil ainda vive uma situação muito crítica. Assim como quase todos os países da América Latina, o país, muitas vezes, tem uma pequena redução no número de mortes diárias, mas não consegue alcançar um controle. A transmissão continua num patamar muito elevado, o que exige que o Ministério da Saúde, os governadores, os governos estaduais, as Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mantenham um alerta muito forte, mantenham todas as medidas, tenham uma boa comunicação com a população”. 


Segundo a diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, Carissa Etienne, “a situação é grave no Brasil, onde os índices de mortalidade por Covid-19 entre pessoas com menos de 39 anos dobraram. O de pacientes na faixa de 40 anos chegou a quadruplicar.

Já o número de óbitos entre brasileiros de 50 a 60 anos, que contraem o novo coronavírus, triplicou. (ONU News – 06/05/21)

Chegamos no dia 09 de junho, Dia Nacional da Imunização, com registro de 470 mil pessoas mortas por causa da covid-19. Somente 22 milhões de brasileiros e brasileiras foram totalmente vacinados/vacinadas até o momento. O que equivale a 10% da população. Nós defendemos o Sistema Único de Saúde como força motora, gratuita e equânime para o processo de vacinação e enfrentamento da crise sanitária no nosso país. Nós defendemos a priorização dos públicos vulnerabilizados/as. Nós responsabilizamos o Estado brasileiro pela desorganização e ingerência diante do caos sanitário que a população brasileira vivência neste momento.

Força feminina – rede oblata salvador
Articulação Comunicação e Advocacy no contexto da Pandemia da Covid-19

Redação – Rede Oblata Brasil

Links úteis

Programa Nacional de Imunizações

Cobertura da ONU News sobre a COVID-19

Vacinômetro COVID-19 Minas Gerais

Cobertura da Vacinação COVID-19 na Bahia

Vacinômetro COVID-19 São Paulo

Organização Mundial da Saúde – OMS