A Rede Oblata Brasil manifesta seu repúdio diante das declarações do deputado Arthur do Val (Podemos/SP), também conhecido como “Mamãe Falei”, que ao referir-se a mulheres ucranianas, em pleno período de guerra e sofrimento, caracterizou-as como “fáceis porque são pobres”, transparecendo uma conduta repugnante e desrespeitosa.

A luta pelos direitos humanos das mulheres passa também pela batalha contra o machismo e o preconceito que cerceiam a integridade física e emocional. É lamentável e revoltante a falta de empatia e o tratamento que ofende a todas as mulheres do mundo.

Sabemos que o assédio vem de diversas formas e a violência das palavras, ditas de forma tão natural, revela a objetificação dos corpos femininos e a desvalorização da vida. Em um contexto tão perigoso, onde o estupro de mulheres vira arma de guerra, não podemos deixar passar como um simples comentário, pois daí surgem outras violências invisíveis que ferem e matam tantas mulheres no mundo.

Seguimos na luta por justiça social, pela igualdade de gênero e pela vida das mulheres, que constantemente têm seus direitos ameaçados e seus corpos violados.

São Paulo, 11 de março de 2022
Rede Oblata Brasil – Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor