Com o objetivo de possibilitar um processo de sensibilização social a respeito da prostituição e suas interfaces, especialmente entre profissionais, pesquisadores e estudantes, a Rede Oblata Brasil lança o curso “Prostituição: mudanças, autoimagens, confrontações e violências” e convida a sociedade a conhecer melhor essa temática, bem como entender como a Rede atua junto às mulheres assistidas.

O curso acontecerá pela plataforma virtual Zoom, no período noturno, em 5 módulos, com profissionais da Rede Oblata Brasil e convidadas.

Há mais de 150 anos, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, presente em 15 países ao redor do mundo, atua com mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social, bem como no enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. Seus projetos de missão no Brasil compõem a Rede Oblata, formada por 4 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A instituição segue na luta pela superação do estigma e efetivação dos direitos humanos das mulheres, na perspectiva da redução de danos e crescimento humano.

Programação


21/09/2021 – 1º Módulo: Prostituição, Conjuntura e Imaginários Sociais


05/10/2021 – 2º Módulo: Prostituição e Feminismos


19/10/2021 – 3º Módulo: A indústria do sexo e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual


09/11/2021 – 4º Módulo: Prostituição e Saúde Mental


23/11/2021 – 5º Módulo: Prostituição e violência contra as mulheres


Contextualização

Falar em prostituição é também revelar a invisibilidade social e o estigma que naturaliza as violações de direitos humanos das mulheres. Com uma reflexão abrangente sobre o universo prostitucional, a Rede Oblata lançou, em 2020, o livro Prostituição: mudanças, autoimagens, confrontações e violência,  que compreende a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, tais como a sociologia, antropologia e a educação popular.

Essa obra é fruto de um projeto de pesquisa sobre Violência contra as Mulheres que exercem a prostituição, realizado em 2017 pela Rede Oblata, composta pelos projetos sociais do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor no Brasil. Os dados parciais dessa pesquisa e de outros trabalhos relacionados foram apresentados em seminários promovidos pelas Unidades da Rede: Pastoral da Mulher (Juazeiro – BA), Projeto Força Feminina (Salvador – BA), Projeto Diálogos pela Liberdade (Belo Horizonte – MG) e Projeto Antonia (São Paulo – SP).

Considerando a caminhada e conteúdos construídos a partir da experiência no dia a dia de acolhida e atendimento a mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social, a Rede Oblata promove este curso, dando vida a uma formação que, até aqui, vem sendo apresentada de forma fragmentada em formatos de palestras, artigos, seminários e rodas de conversa. Celebra-se também a história da Congregação, que interpelada pela realidade, constata que é momento de transitar as encruzilhadas, como espaço de diálogo e integração com o diferente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e com equidade de gênero. Com olhar empático, a partir de linhas conceituais e empíricas, a organização compartilha o conhecimento de sua equipe, que conta com profissionais de diversas áreas, tais como: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Teologia, dentre outras.

Mais informações:

[email protected]
(74) 3611-0699 (WhatsApp)

Inscrições (até 17/09//2021).

Acesse a página do curso: https://bit.ly/cursopmacv2021

Sobre a organização

A Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor é uma instituição católica criada em 1870, na Espanha. Tem como fundadores o monge beneditino José Maria Benito Serra, e Antonia Maria de Oviedo, que tornou-se religiosa consagrada (Madre Antonia). Ao observar o tratamento dispensado às mulheres em contexto de prostituição quando recorriam aos hospitais, ou mesmo à qualquer instituição religiosa ou filantrópica, decidiram desenvolver um trabalho totalmente direcionado à acolhida dessas mulheres que se encontravam à margem da sociedade e sem qualquer possibilidade de inserção. Ambos articularam esta missão com coragem e contra todo o preconceito da época, inspirados no projeto social de Jesus.

Atualmente, a congregação atua em 15 países, desenvolvendo ações com as mulheres que exercem a prostituição e no enfrentamento ao tráfico para fins de exploração sexual.