Neste período festivo de Natal e fim de ano, queremos refletir sobre o significado profundo do trabalho de acolhida, guiado pela pedagogia do cuidado, vivenciado diariamente nas obras sociais da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Este é um momento especial para conectarmos as celebrações natalinas aos desafios, aprendizados e conquistas que enfrentamos ao longo do ano, juntamente com as mulheres que são atendidas por nossa missão abençoada. Tudo começou com a sensibilidade e ousadia de Madre Antonia e Padre Serra, e continua com nossos passos.

Um Novo Ciclo de Aprendizado como Província

Em 2023, vivenciamos um novo ciclo de aprendizado como Província​ do Santíssimo Redentor, entrelaçando os fios entre Angola, Argentina, Brasil e Uruguai, unindo pessoas e culturas diferentes sob um mesmo propósito. O carisma Oblata, que sensibiliza, capacita e impulsiona, tem sido a força motriz orientando todas as potencialidades pessoais em prol da missão de acolher e respeitar as mulheres mais vulneráveis em sua dignidade.

Cada desafio enfrentado ao longo do ano foi uma oportunidade de crescimento e superação, e as mulheres atendidas foram nossas grandes professoras. A pedagogia do cuidado se manifesta na capacidade de compreender, amar e manter a esperança, mesmo em meio às adversidades e conflitos. Seguimos superando as aparências e estigmas sociais, enxergando em cada mulher atendida um reflexo divino.

Conquistas das Obras Sociais

Ao longo deste ano, celebramos conquistas significativas em nossas​ unidades Oblatas. Desde a promoção da autonomia das mulheres até a quebra de barreiras sociais, nossos esforços coletivos têm transformado vidas, pouco a pouco​,​ entendendo o que podemos fazer e também nossas limitações. Cada passo dado na direção da justiça, igualdade e dignidade é uma vitória que fortalece nossa missão.

Mensagem de Agradecimento e Motivação para 2024

À medida que nos aproximamos do final de 2023, queremos expressar nossa profunda gratidão a​ todas as pessoas envolvidas nesta jornada de amor e cuidado. ​Às irmãs, nossa equipe, pessoas voluntárias, parceiras, doadoras e, acima de tudo, às mulheres que confiaram em nossa acolhida, nosso sincero agradecimento. Olhamos para 2024 com esperança e determinação renovadas. Que este novo ano seja marcado por mais realizações, aprendizados valiosos e pela continuidade de nossa missão. A Província Santíssimo Redentor seguirá unida para sempre unir cada vez mais nossa comunidade.

Que o espírito do Natal e o poder transformador do amor continuem a guiar cada passo nosso. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!