Com o lema “Viveu o que acreditou, anunciou o que viveu”, a Congregação realiza o encontro virtual de abertura do bicentenário da fundadora, anunciando o sentido e a fé que a nutriu

De 16 de março de 2022 a 16 de março do próximo ano, será celebrado o  Bicentenário do nascimento da fundadora das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor: Antonia Mª de Oviedo y Schönthal, coincidindo com o dia de sua data de nascimento. E para dar início às comemorações, no dia 19 de março, às 10h, pelo canal do YouTube Hermanas Oblatas – Comunicación, será realizado um encontro virtual para abordar sobre a sua representatividade e também será exibido o vídeo vencedor do I Concurso de Vídeos Curtos “200 anos com Antonia María de Oviedo” e, posteriormente, os dez Curtas finalistas do concurso serão publicados no canal do YouTube. 

Antonia é uma figura inspiradora para toda a Igreja. Mulher sensível, de vasta cultura, fé profunda, reconhecida especialmente por suas virtudes e habilidades pessoais, que ela desenvolve ao longo de sua vida e as coloca a serviço do cuidado e acolhida de mulheres que desejam outra oportunidade fora da prostituição, como anteriormente as exerceu na educação das três filhas da rainha Maria Cristina de Borbón. 

As Irmãs Oblatas desejam que a celebração do Bicentenário não esteja focada somente no momento do nascimento de Antonia – um presente de Deus para a Sociedade e para a Igreja – mas também nos valores que foram forjados em sua vida, o que ela aprendeu, interiorizou e entregou em todos esses anos como governanta, mestra e fundadora. 

Ao mesmo tempo, a Congregação quer projetar externamente seu próprio carisma, recebido de José María Benito Serra e Antonia Maria. É uma oportunidade de anunciar o carisma, de dar conhecer a vocação e de animar outras pessoas a viverem a Missão Oblata, como Antonia fez ao longo de sua vida.

Com o lema “Viveu o que acreditou, anunciou o que viveu”, a Congregação quer agradecer o caminho percorrido pela Fundadora e anunciar o sentido e a fé que a nutriu. Ela acreditava nas mulheres, por isso se comprometeu com elas, acreditou em uma pedagogia concreta, que desenvolveu com amor e que anunciou com sua vida. 

A presença das Oblatas hoje, estendida em quinze países, é uma referência de compromisso cristão e solidário com as mulheres em contexto da prostituição e as vítimas do tráfico com fins de exploração sexual.

Antonia marcou um caminho para a Família Oblata, que seguindo seu exemplo, aspira a recriar a missão em cada realidade onde se encontra. Por isso, este Ano Jubilar enche de alegria a grande comunidade Oblata, nutre e fortalece-a como um corpo congregacional.

Saiba mais

História em quadrinhos – Antonia – Uma mulher à frente do seu tempo História em quadrinhos que conta a trajetória da fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Acesse https://www.oblatassr.org/publicacoes/revista-antonia/

Hermanas Oblatas
Para conhecer a vida dos fundadores e a missão Oblata na atualidade é só acessar o site www.hermanasoblatas.org. Além de fazer um visita virtual de 360 graus pelo quarto de Antonia, perfeitamente preservado na Casa de Ciempozuelos, há outro espaço para orar ou acender uma vela na capela virtual da Fundadora.

Revista SENSIBLA

Para conhecer mais sobre o trabalho da Rede Oblata Brasil, acesse a primeira edição da Revista SENSIBLA. Disponível para leitura on-line e download gratuito: https://www.oblatassr.org/publicacoes/revista-sensibla/ .

Outras informações
Ir. Lucia Alves (OSR) | [email protected]