Para a Família Oblata, o mês da mulher marcou também o encerramento do bicentenário da fundadora Madre Antonia. É uma conjunção de celebrações que nos unem em oração e ações em nossas obras sociais e colégios da Província Santíssimo Redentor, composta por Angola, Argentina, Brasil e Uruguai.

Trazemos à tona o jeito de SER e ESTAR no mundo com a espiritualidade e carisma Oblata, sempre respaldadas pela criatividade e dedicação da equipe, fortalecendo o caminho para a justiça social.

Em 2023, a Província Santíssimo Redentor, da qual a Rede Oblata Brasil faz parte, reuniu ações dos quatro países em uma agenda que celebra o Mês da Mulher. Compartilhamos alguns destaques da Rede Oblata Brasil, sempre agradecendo a cada parceria e a cada pessoa que contribui com a nossa missão.

⚫️ Projeto Antonia/São Paulo | Roda de conversa com os estudantes de medicina da UNISA para apresentação do projeto e falar sobre a inserção das mulheres na política de saúde, tarde de cinema e reflexões com as mulheres assistidas.

⚫️ Diálogos pela Liberdade/Belo Horizonte | Ação junto ao Conselho Municipal da Mulher e Celebração do Dia Internacional da mulher com grande ação de autocuidado, orientações, atendimentos, com diversas parcerias.

⚫️ Força Feminina/Salvador | Lançamento da cartilha sobre violência sexual e Celebração do encerramento do Bicentenário de Madre Antonia.

⚫️ Pastoral da Mulher/Juazeiro-BA | Marcha 8M | Março com mural informativo e rodas de conversa sobre “o processo de emancipação das mulheres ao longo da história”. | Tarde de Beleza e muito mais.

MARÇO MULHER COM DIÁLOGOS PELA LIBERDADE

Para promover a sensibilização social, a redução do estigma, conjuntura e imaginário social a respeito da prostituição, realizamos uma formação para pessoas voluntárias, com interesse em atuar em nossa missão. Tivemos um grupo de diversas áreas participando do curso, entre eles: religiosas/os, estudantes, pesquisadores/as, profissionais e instituições que trabalham diretamente com temáticas de gênero ou áreas afins.

Formação para voluntariado – Foto: divulgação Diálogos pela Liberdade

Saúde da Mulher – Em parceria com o Projeto Compaixão, a unidade Diálogos pela Liberdade celebrou o Dia Internacional da Mulher nos dias 11 e 12 de março, com ações de autocuidado, orientações e atendimentos. Essa ação contou com diversos parceiros, como: OAB Belo Horizonte, Faculdade UNA – Curso de Enfermagem, Sistema prisional, Copasa entre outros parceiros. A ação foi realizada na rua Guaicurus, entre rua Curitiba e rua São Paulo, e atendeu aproximadamente 1.200 mulheres a cada dia.

No dia 15 de março, juntamente com o projeto Compaixão, também aconteceu a visita ao presídio de segurança máxima feminino de Vespasiano, cidade da região metropolitana de BH.

Vocês são inspiradoras. Que sorte a minha trabalhar com uma equipe tão completa. Agradeço pelo empenho, pelo apoio e pelo sentimento que nos move para um mesmo lugar…. O AMOR.
Sozinhas não vamos a lugar nenhum, juntas movemos o mundo.”

Projeto ComPaixão

PASTORAL DA MULHER PARTICIPA DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CARNAÍBA DO SERTÃO

No último sábado, dia 11 de março, a Diocese de Juazeiro, através da Pastoral da Saúde diocesana, promoveu a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Carnaíba, e teve como objetivo a preparação para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A conferência, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Marileide Lopes, membro da Pastoral da Saúde, explica:

“A Diocese de Juazeiro vendo a importância dessas conferências, está promovendo junto com a Pastoral da Saúde, a pré conferência com o objetivo de avaliar a situação da saúde de nossos irmãos usuários e propor diretrizes para a formação de políticas de saúde”.

Na ocasião a plenária foi dividida em 4 grupos, por eixo temáticos, sendo eles:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, para reflexão e construção de propostas.

O Encontro contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais, do CETGIB – Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, do Conselho Municipal de Saúde, de religiosas de diversas congregações, profissionais de saúde e usuários/as do SUS.

Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, a pré-conferência

“é um importante espaço de participação e diálogo, em que a sociedade civil organizada, em um espaço democrático, pode discutir os problemas de saúde do município e elaborar propostas que serão levadas para apresentação na conferência”.

Plantão Odontológico da Pastoral da Mulher com a SESAU “Saúde em Movimento”

No Dia Mundial da Saúde Bucal, a Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro – BA realizou o trabalho em conjunto com a Prefeitura de Juazeiro (Bahia) através do projeto da SESAU “Saúde em Movimento”. Desde o início da parceria foram realizados 53 atendimentos. A Pastoral destaca a relevância da atividade visando reforçar a importância dos cuidados adequados com a saúde bucal, buscando garantir a prevenção e o tratamento adequado para cada caso.

PARCERIA COM O MESA BRASIL – SESC

Buscando atuar de forma conjunta para o enfrentamento da insegurança alimentar, a Pastoral da Mulher desde 2022, firmou parceria com o Mesa Brasil, do Sesc Pernambuco , que é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.

Além do repasse de alimentos para as assistidas, e fortalecendo ações que ampliem o conhecimento sobre a utilização de alimentos, no dia 15 de março, a nutricionista do Mesa Brasil, Ingrid Rafaella, esteve na sede da Pastoral promovendo uma roda de conversa sobre o tema do reaproveitamento de alimentos. Em conjunto com as assistidas, Ingrid desenvolveu uma receita de torta de legumes associando ao tema abordado, demonstrando através da prática a possibilidade de produzir uma refeição simples e nutritiva.

Finalizando a reunião, as mulheres receberam o repasse de alimentos não perecíveis do Mesa Brasil – SESC, numa ecobag personalizada, feita para essa atividade, com o intuito de amenizar o impacto do plástico no meio ambiente e desenvolver nas assistidas, uma consciência ambiental.

Convidamos a sociedade à reflexão da condição feminina no mundo e debatemos sobre a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Buscamos estabelecer a equidade, aquilo que é justo, equidade de direitos entre os gêneros, sem que as diferenças biológicas entre os sexos sejam utilizadas como pretexto para diminuir o nosso valor.

Não só no mês de março, mas em todos os meses, a Pastoral da Mulher celebra e reconhece as conquistas sociais, políticas e culturais ao longo dos anos e continua a atuar na defesa dos direitos humanos das mulheres, possibilitando seu empoderamento e fortalecendo sua organização na luta contra o preconceito e a violência.

Equipe Pastoral da Mulher – Rede Oblata Juazeiro

FORÇA FEMININA NA MARCHA DE MULHERES 8M BAHIA

A Unidade Força Feminina, Rede Oblata em Salvador, esteve presente na Marcha de Mulheres do 8M Bahia, que neste ano relembrou a história das heroínas Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica, a Cabocla e do legado deixado neste bicentenário da Independência da Bahia. As mulheres insubmissas protagonistas da democracia percorreram as ruas entre a Lapinha e Largo do Pelourinho rememorando o trajeto da que marca a batalha travada pela Independência da Bahia.
Juntas somos mais fortes!

Roda de conversa

Atendendo a um convite da coordenação do CRAS Pau da Lima, a educadora social da Força Feminina, Iracema Oliveira, participou do evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. A roda de conversa teve como tema central “Mulheres e Bem Viver: uma construção coletiva”.

O público participante deste bate-papo foram mulheres (adultas e idosas) do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Pau da Lima. Iracema, palestrante convidada, ressalta:


Foi momento de troca e aprendizado mútuo! Tratamos sobre as dificuldades vivenciada pelas mulheres, a importância de superarmos as nossas diferenças e de estarmos unidas e atentas contra o patriarcado. Agradecemos ao CRAS e SCFV de Pau da Lima (em nome de Nubia Santigo, Nayrã Carvalho e Fernanda Monteiro), pelo convite e confiança. Agradecemos imensamente as Mulheres do grupo SCFV pelo acolhimento, carinho e aprendizado.


INTERSECCIONALIDADE FEMININA E SUBJETIVIDADE DA MULHER SÃO TEMAS NO PROJETO ANTONIA

No Março Mulher, o Projeto Antonia – Rede Oblata SP, desenvolveu uma série de atividades para celebrar e enaltecer a mulher, mas também para trazer à tona a reflexão: Mulher, você tem se priorizado? Está se cuidando? Você está feliz? E ainda, para profissionais que atendem as mulheres: como está sendo o seu atendimento?

O mês de março é especial, pois nos faz lembrar a importância e relevância da mulher na sociedade. Nós, mulheres, temos a tendência de priorizar a necessidade dos outros e por vezes, deixamos as nossas de lado. É essencial que nos lembremos: temos valor e o que sentimos importa sim!

Juscelina Gomes – Assistente Social

No dia 07 de março, o Projeto Antonia foi convidado a participar de roda de conversa com 120 estudantes de medicina da UNISA para apresentarmos o trabalho social desenvolvido, e foi muito especial ver a sensibilidade com que os futuros médicos e médicas receberam a nossa fala.


E também teve sessão de cinema para comemorar o dia da mulher, realizada aqui na sede do Projeto, com o filme ‘Que horas ela volta?’, seguida de uma roda de conversa com as mulheres. No dia 15 de março, nos reunimos com nossos parceiros de rede para discutirmos sobre a saúde da mulher e as ações conjuntas que podemos tomar em prol das mulheres que atendemos.

E para fechar as ações, o dia 16 foi dedicado à celebração do nascimento de nossa fundadora, relembrando a importância de acreditar nos nossos propósitos assim como nos inspirou madre Antonia.

DIREITOS HUMANOS SÃO DIREITOS DAS MULHERES

Em março, nossa missão em defesa dos direitos humanos das mulheres soma forças ao movimento global pelo Dia Internacional da Mulher e se concretiza em atividades que estão alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, especialmente no que diz respeito à saúde e bem-estar (ODS3) e Igualdade de gênero (ODS5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *