Desde 2018, a Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro/BA, realiza a atividade do ‘Plantão de Saúde’ e através dela oferece atendimentos gratuitos, possibilitando o acesso das mulheres assistidas à política de saúde de forma acolhedora e humanizada, com ações realizadas por voluntários e parceiros da rede pública.

São ofertados os serviços de consultas médicas com clínico geral, consultas com terapeuta holística, testes de IST’s e de glicemia e atendimento odontológico básico.

Além desses atendimentos, a mulher é recebida na sede da Pastoral e participa de momentos de interação, acolhimento e rodas de conversa sobre temas variados.

O ‘Plantão de Saúde’ é uma atividade ofertada há 4 anos e de lá pra cá além da parceria com as unidades básicas de saúde do território da instituição, também ocorreu entre os anos de 2018-2019 a parceria com o colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, onde eram realizados exames preventivos, com a coleta de material na instituição e a análise realizada por laboratórios da rede municipal.

O Centro de Informação em DST / AIDS – CIDHA também é uma instituição parceira realizando testes rápidos (hepatite, sífilis e HIV).

No primeiro semestre de 2022 foram realizadas:

53 consultas com Clínico Geral

9 consultas com Naturopata

16 testes de Glicemia e 24 testes de IST’s

A equipe segue apostando na atividade e buscando despertar nas assistidas a importância da prevenção e o fortalecimento do autocuidado integral, entendendo que a ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

Fonte: Pastoral da Mulher – Rede Oblata Juazeiro/BA

https://pastoraldamulher.oblatassr.org/