Colégio Jesus de Nazaré

”50 anos abrindo portas...”

A Escola “Jesus de Nazaret” pertence às Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e está incorporada ao ensino oficial da Província de Santa Fé em seus três níveis: Inicial, Primário e 2º grau.

A comunidade educativa complementa a obra das Irmãs Oblatas, contribuindo com seu estilo de convivência comunitária, baseada no crescimento espiritual e num clima cordial e fraterno próprio da Fé que se professa.

Linha Do Tempo

1997
1997

Em 1997 não são recebidas mais alunas internas e começam a dar egresso a aquelas que se encontram no Lar.

1996
1996

No ano 1996 as Irmãs Oblatas decidem delegar a gestão dos estabelecimentos educativos para dedicar-se com exclusividade à missão específica

1981
1981

No ano 1981, é solicitado ao Ministério de Educação da Província de Santa Fé, autorização para o funcionamento de uma escola artesanal que desenvolveria suas atividades no local da Grupo Primário Nº 192. Nasce assim a Escola Técnica Nº 46 “Jesus de Nazaret” a 09 de março de 1981.

1967
1967

A Superiora Dolores Fernandez inicia os trâmites que são resolvidos no dia 7 de abril de 1967 com a visita da Supervisora do M.E.

A 18 de abril de 1867 é assinada a Resolução Nº 90 do Ministério de Educação, autorizando o grupo no Lar “Jesus de Nazaret, designando o número 192 com retroatividade ao 13 de março de 1967.

No final dos anos 70 observa-se o inconveniente de que muitas alunas internas finalizavam sua escolaridade de primário, mas permaneciam no internato e era necessária dar-lhes alguma capacitação para o trabalho.

1966
1966

No ano 1966 estavam internas 38 meninas de 9 a 12 anos de idade com o nível de instrução muito heterogêneo.

Se estuda a possibilidade de começar um grupo escolar, para ter um critério de avaliação diante da diversidade.

1964
1964

No ano 1964, renuncia uma das professoras (Isabel Ansaldi) para continuar sua carreira docente em outra instituição.

Continua Maria Victória Torres com o apoio de uma interna que contava com o título do Normal. (Alicia Román).

1963
1963

No ano de 1963 procuram professoras para alfabetizar às menores, mas não tem recursos econômicos.

São contratadas duas professoras que trabalham Ad-Honorem (Maria Victoria Torres e Isabel Ansaldi).

As menores internas recebiam a escolaridade necessária para render como alunas livres no colégio Santíssimo Rosário.

1945
1945

Em 1945 mudam para o Lar, edifício atual na Rua Centenário, 872, que pertencia à Associação Pro-Pátia.

O Lar cresce e são recebidas meninas e adolescentes do juizado de menores.

1937
1937

As Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor chegam à cidade de Rosário em 1937. Se estabelecem na Rua Washington, 350, o dia 27 de agosto de 1937.

Dados do Projeto

– Nossa tarefa é de evangelização da cultura

– Como educadoras trabalhamos entendendo nossa tarefa como um serviço de acompanhamento e evangelização libertadora a toda a comunidade educativa.

Nos apoiamos para realizar nossa tarefa em colunas que atravessam nossas estruturas.

– A Fé: Olhamos com Fé o que Deus segue dizendo. Acreditamos na dignidade de cada pessoa criada a sua imagem e semelhança e o envio missionário de Jesus Ressuscitado. Dede lá seguimos as mudanças nas modalidades de educação, suas tendências e novidades.

– A Esperança: Educamos com uma concepção plural, na diversidade das características, tanto individuais como sociais de nossos alunos. Para que nossos jovens, compartilhem os frutos de seus dons e talentos e possam assim transformar e melhorar a realidade atual.

– O Compromisso: Nos impulsiona a transmitir os valores evangélicos para a construção de uma sociedade solidário e participativa. O Compromisso social tem sido desde sempre uma parte fundamental de nosso sentido da responsabilidade. Esta prática remonta-se a nossos fundadores: José Maria Benito Serra e Antonia Maria de Oviedo e Schönthal.

– A Família: Ela é a primeira e insubstituível educadora das crianças e jovens . Com ela compartilhamos um caminho de corresponsabilidade para que nossos alunos, exercendo sua liberdade, descubram sua vocação humana e cristã para elaborar seu projeto de vida.

-A Missão: Vai dirigida ao desenvolvimento do trabalho preventivo que aponta os condicionantes e relações geradoras da prostituição e de exploração econômica e sexual. Este atravessa a vida escolar (nosso currículo, atividades, celebrações).

Contato

Endereço:
Centenario, 872

Telefone: 0341-4638986

E-mail: [email protected]

www.jesusdenazaret.edu.ar