O Shopping Center Lapa e o Projeto Força Feminina – Rede Oblata Salvador – lançam a campanha “O abraço que você pode dar neste verão” para marcar o Carnaval Social 2021.

O Center Lapa recebe uma exposição que conta a história das 10 instituições participantes da campanha, no período de 17 a 01 de março. Duas urnas para o público depositar as doações (uma para alimentos e uma para materiais de higiene) fazem parte da ação que acontece na Praça de Eventos, piso L1 do Shopping.


Cidadania, empatia e solidariedade


O objetivo do projeto é sensibilizar a população em relação as necessidades das instituições sociais da cidade de Salvador/Bahia. Em tempos de pandemia, onde toda rotina e ações que geram aglomeração foram suspensas, o projeto exerce a capacidade de resiliência, realizando o Carnaval Social de uma maneira diferente, estimulando o exercício da empatia e da solidariedade da população.


Esta ação coletiva busca visibilidade para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, mais um objetivo se acentua: criar estratégias para minimizar os impactos negativos que a pandemia trouxe para esta população.

O evento tem uma dinâmica de mobilização social e prevenção (através da distribuição de informativos), além de ser um momento de articulação em rede e uma manifestação cultural.

O Carnaval Social é um espaço de formação e informação, no qual cada instituição participante traz temas pertinentes ao público, tais como: cuidados com a saúde, prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), redução de danos físicos e sociais, luta contra a violência de gênero, enfrentamento ao tráfico de pessoas, atenção e proteção à população em situação de rua, enfrentamento ao racismo; e fortalecimento da rede de atenção composta pelos serviços de promoção de direitos humanos (áreas de saúde, assistência social, justiça, educação etc).

“Mesmo neste momento de afastamento social foi impossível não pensar de que maneira poderíamos ressignificar o evento de maior visibilidade e prestígio do Força Feminina. O Carnaval Social não é só sair nas ruas cantando e dançando, esse espaço é a construção de laços eternos dentro da Rede Socioassistencial, em que instituições estão em prol de um único objetivo, mesmo com pautas diferentes. A campanha Bloco dxs Invisíveis no Abraço do Verão significa solidariedade e amor”.

Alessandra Gomes – Coordenação do Projeto Força Feminina
Rede Oblata Brasil – Unidade salvador



Como não podemos colocar o Bloco dxs Invisíveis na rua, o Carnaval Social 2021 tem formato diferente, com recomendações dos órgãos de saúde, evitando aglomeração, incentivando a higienização das mãos e a máscara como acessório essencial. A solidariedade será a marca desse evento.


Ainda não podemos nos abraçar, mas neste verão o abraço será simbolizado através da doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e de limpeza para quem mais precisa.

Quem soma forças nesta ação (siga no instagram):
@redeoblatabrasil
@centerlapassa
@movpoprua_ba_oficial
@levantateanda
@asa_salvador
@ssainvisivel_
@coletivocreuzaoliveira
@papodemulher.associacao
@aprosbahia
@abadfal_
@obrasirmadulce

DEPOIMENTOS:

“Carnaval Social para a APROSBA tem uma grande importância, é um dia que saímos dos casulos e vamos nos divertir, sentir que somos iguais aos demais; é o nosso momento, também aproveitamos para mandar um recado a sociedade, estamos aqui, somos resistência, existimos e resistimos.

Fátima Medeiros – Coordenação da APROSBA

“É um ato de expressão​, ludicidade e visibilidade que abre espaço para o protagonismo de pessoas que estão no anonimato, vivendo vulnerabilidades sociais. Além de ser uma oportunidade de maior organização e articulação interinstitucionais, fortalecendo as parcerias e ações conjuntas ao longo do ano. ”

Andréa Lima – Líder do Ccidp/OSID

“Carnaval Social Bloco dos Invisíveis puxado pelo Projeto Força Feminina há 4 anos pelas ruas do Pelourinho com a parceiras e envolvimento de várias outras organizações cujo objetivo é o mesmo, dar visibilidade, garantia da vida, garantia dos direitos sociais daquele e daqueles que são excluídos da sociedade. Este ano em meio ao caos da pandemia, mesmo diante de tantos desafios, o carnaval dos invisíveis não poderia deixar de acontecer! Com a articulações das organizações, uma oportunidade ímpar surgiu: exporto os diversos trabalhos desenvolvidos no Shopping Center Lapa. São “os invisíveis” abraçando Salvador, através da campanha Abraço Verão. Todos e todas unidos a favor da vida! ”

Ir. Lena – Projeto Levanta-te e Anda


Sobre o Projeto Força Feminina:

Atuamos todos os dias do ano, há 26 anos em Salvador, com a missão de atender e acolher mulheres em que exercem a prostituição em situação de vulnerabilidade social extrema no Centro desta cidade. Todos os anos, juntos com os nossos parceiros, realizamos o Carnaval Social – Bloco dos Invisíveis. 

Informações: [email protected]

Sobre o Carnaval Social:

O Carnaval Social nasceu no ano de 2013, por iniciativa do Projeto Força Feminina e conta com várias parcerias no processo de organização. Desde então, todos os anos o Carnaval Social é realizado dentro do calendário da folia momesca da cidade de Salvador. Além do momento de integração, a cada ano levamos as ruas do Centro Histórico uma temática central que promove discussões sobre as pautas de lutas das instituições participantes. Envolvidos no espírito de união e com alegria lutamos pela dignidade humana e efetivação dos direitos humanos.  

Instituições participantes:

– PROJETO FORÇA FEMININA

– MOVIMENTO DE POPULAÇÃO DE RUA

– ASSOCIAÇÃO PAPO DE MULHER

– COLETIVO CREUZA DE OLIVEIRA

– ABADFAL

– SSA INVISÍVEL

– APROSBA

– PROJETO LEVANTA-TE E ANDA

– AÇÃO ARQUIDIOCESANA DE SALVADOR

– CENTRO DE CONVIVÊNCIA IRMÃ DULCE DOS POBRES

Sobre o Shopping Center Lapa

Há mais de 24 anos, o Shopping Center Lapa oferece o melhor mix de lojas do Centro de Salvador, aliando preços acessíveis à qualidade de produtos e serviços. Além das 170 operações, o centro de compras também conta com Casa Lotérica, Fraldário, Banheiro Família, Central de Atendimento ao Cliente e uma ampla praça de alimentação. O Shopping Center Lapa é administrado pela AD Shopping, que atua em todas as regiões do Brasil.