A Família Oblata se une a esta causa e participa do Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, que é celebrado todos os anos em 8 de Fevereiro, dia da memória litúrgica de Santa Bakhita. Ela foi uma freira sudanesa, que quando criança teve a dramática experiência de ser raptada e escravizada, e tornou-se o símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico.

O dia é promovido pelas Uniões Internacionais de Superiores e Superiores-Gerais. A coordenação da rede de parceiros e aderentes é confiada à Talitha Kum, a rede internacional fundada pela UISG e empenhada contra o tráfico de seres humanos.

Os traficantes de seres humanos, que enganam as pessoas com falsas ofertas e
promessas de emprego e depois as exploram com fins lucrativos, estão a tirar partido das
tecnologias online em todas as etapas das suas actividades criminosas. A investigação
conduzida pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) mostra
como as vítimas estão a ser visadas e recrutadas através das redes sociais e das
plataformas de encontros online, onde as informações pessoais e os pormenores sobre a
localização das pessoas estão facilmente disponíveis. O abuso sexual e outras formas de
exploração estão a ocorrer virtualmente e as fotografias e vídeos são vendidos
posteriormente, em diferentes plataformas, a clientes de todo o mundo, resultando ainda
em mais dinheiro para os traficantes, sem qualquer custo adicional. (O papel da
tecnologia no tráfico de seres humanos (unodc.org)

A PEREGRINAÇÃO ONLINE EM TODOS OS CONTINENTES

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, a Peregrinação Online de Oração e Reflexão contra o Tráfico terá lugar em todos os continentes e fusos horários. Começa às 9h30 na Oceania, seguindo-se a Ásia, o Médio Oriente, a África, a Europa, a América do Sul e, finalmente, às 16h30 na América do Norte. Mais de 50 países estão envolvidos e o bloco central, pelo segundo ano consecutivo, é confiado a jovens empenhados na luta contra o tráfico.

Tal como nos últimos anos, está prevista uma mensagem do Papa Francisco.

O evento é transmitido em direto em 5 línguas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) em www.prayagainsttrafficking.net

«O tráfico acontece à nossa volta, nas nossas cidades, mas é muitas vezes invisível aos nossos olhos. Com este Dia queremos promover a sensibilização para o tráfico, refletir sobre a situação de violência e injustiça em que se encontram as vítimas deste fenómeno global e apontar soluções concretas. Por isso, convidamos todos a escutar atentamente e a observar; a sonhar junto com os jovens um mundo melhor e a agir para mudar a situação, começando com um compromisso pessoal, comunitário e institucional para combater as causas do tráfico e da exploração com determinação e eficácia», declarou a Irmã Abby Avelino, MM, coordenadora da Jornada. (Fonte)

Oremos (Todas)
«Deus bondoso, rezamos pelas vítimas do tráfico de seres humanos, pelas suas famílias, pelas pessoas afetadas por guerras e conflitos e por aqueles que trabalham incansavelmente para as salvar e apoiar. Pedimos a graça da cura, da proteção e da libertação das cadeias de violência e exploração para cada pessoa traficada e para as vítimas de guerras e conflitos.

Deus de justiça, rezamos por todos aqueles que sofrem a fome e/ou a inanição. Que a riqueza dos frutos da Terra seja distribuída de forma justa e não seja desperdiçada. Que, através da nossa interligação humana, possamos crescer na responsabilidade de cuidarmos uns dos outros e da Mãe Terra.»

Acesse os materiais e a Vigília completa no site oficial.

TEMA 2024: CAMINHAR COM DIGNIDADE: ESCUTAR, SONHAR, AGIR

O dia é dirigido a indivíduos mas também a grupos, em particular a 

  • paróquias, comunidades, grupos associativos, instituições, Congregações, Universidades, ONG

Com a sua adesão, compromete-se a:

  • Participar na Maratona de Oração contra o tráfico de seres humanos, a 8 de Fevereiro
  • Rezar pelas vítimas de tráfico, envolvendo outras pessoas, grupos, comunidades, associações. O texto da Oração para o dia 8 de fevereiro 2024 esta online nos diferentes idiomas: faça o download e compartilhe-os com a sua comunidade.
  • Espalhar a mensagem do dia
  • Faça um post/tweet nos seus meios de comunicação social usando a hashtag #PrayAgainstTrafficking
  • Acompanhe a transmissão ao vivo da maratona em https://www.youtube.com/c/preghieracontrotratta
  • Partilhe o mensagem do Papa para o dia na sua rede, que estará disponível no nosso website

Os logótipos das organizações serão incluídos no website do Dia e no relatório final que entregaremos ao Papa Francisco.