A Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro da Bahia, vem a público manifestar pesar e repúdio ao bárbaro assassinato de uma mulher assistida pela nossa instituição, na quinta-feira, 23 de março.

A violência contra a mulher é ferida aberta na sociedade e em nosso coração. Os casos de feminicídio vêm crescendo continuadamente na cidade de Juazeiro, não diferente do cenário nacional. Quando se trata de mulheres em contexto de vulnerabilidade social, os atos são geralmente naturalizados e existe um apagamento da história de vida da pessoa humana que é violada.

Nos dói receber cada relato ou comunicado de mais um feminicídio ou atentado à vida de mulheres, sobretudo daquelas acompanhadas pela Pastoral. Não podemos normalizar a brutalidade das relações, a falta de sensibilização e a impunidade sobre crimes. Não podemos silenciar perante o sofrimento e o medo que se instala. Não podemos esquecer de que cada ser humano tem uma rede de pessoas que compartilha sonhos, afetos e responsabilidades.

Não se pode dissociar a violência contra a mulher da cultura patriarcal e do machismo que se perpetua ainda no século XXI. É preciso visualizar essa enfermidade social e enfrentá-la.

Aqui, expressamos nossos pêsames aos familiares e amigas (os) e profunda preocupação com todas as mulheres que atendemos.

Por todas nós, nos queremos vivas.

MISSA EM MEMÓRIA E SENSIBILIZAÇÃO SOCIAL

28/03/2023 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de Juazeiro | Alto da Aliança

Equipe Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro/BA