Capacitação oferecida pela Rede Oblata Salvador revelou o poder do empreendedorismo para 15 mulheres assistidas

O Projeto Força Feminina é uma unidade da Rede Oblata Brasil, que atua há 26 anos no Pelourinho, Salvador. Através de atividades formativas, a proposta é capacitar mulheres em contexto de prostituição, permitindo que elas sejam protagonistas de novas escolhas e tenham acesso a outras fontes de renda.

Pensando nisso, 15 mulheres tiveram acesso a oficinas que semearam ou desenvolveram ideias de negócios com base em suas realidades e aptidões. O auditório da Ação Social Arquidiocesana sediou sete encontros, entre palestras e oficinas, que trataram de habilidades empreendedoras como gestão do tempo e organização da rotina. Além disso, uma palestra mediada pela Wakanda Educação trouxe uma visão mais informal e regional para fomentar o chamado empreendedorismo por necessidade e estimular a economia solidária.

Através do apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as alunas receberam auxílio transporte, cestas básicas e estímulo financeiro inicial para investir em seus negócios. Além da capacitação, três oficinas psicoeducativas trataram do percurso das mulheres e trabalharam possíveis reinvenções da forma de viver.

O projeto também reuniu participantes e organizadores em um grupo de aplicativo de mensagens para interação das alunas, trocas de informações, experiências e debates sobre formas de empreender. A capacitação considerou uma etapa de acompanhamento, na qual as 15 mulheres também receberam atendimento social e psicológico.

As participantes que já tinham um negócio receberam uma visita dos facilitadores, bem como oportunidade de novos direcionamentos. 

Depoimento – O que dizem algumas das participantes:

“O conhecimento para quem quer ser uma empreendedora individual foi satisfatório para o investimento do qual eu desejo atuar no mudo dos negócios; aprendi como ser uma revendedora de boa qualidade, aprendi sobre venda, lucro e investimento, esses conhecimentos me ajudaram no negócio.” (R.)

“A vida nos dá oportunidades de ser quem queremos ser, todas temos luz própria, satisfação de ter nascido de mulheres que marcaram nossas vidas e que nos dá forças para seguir”. (I.)

“Agradeço muito ao projeto pela  oportunidade que tivemos de realizar um curso como esse. Com certeza vai ajudar muito no meu negócio”, (F.)

“Através do curso sei agora calcular os custos de cada produto e materiais das mercadorias que vendo. Minha mão de obra também é importante. Tudo tem um gasto”. (E.)

“Antes não tinha noção dos meus gastos. Eu percebi que estava trocando mercadoria. Não colocava preços corretos na minha mercadoria. Esse curso foi importante para mim. Agradeço muito fazer parte dele”. (G.)

Sobre a Missão Oblata 

Com implicação profética, solidariedade real e afirmação do Deus da Vida, a Rede Oblata trabalha para tornar mais justo e menos vulnerável o caminho de mulheres em contextos de prostituição ou vítimas do tráfico para fins de exploração sexual, atuando diretamente na redução de danos, sensibilização da sociedade e defesa dos direitos humanos.

Outras informações

Projeto Força Feminina (71) 3322-5432 |  (71) 9 8758-4875 (Whatsapp)

[email protected]  |  https://ffeminina.oblatassr.org/

Projeto de missão no Brasil: https://www.oblatassr.org/acao-social/brasil/

Revista SENSIBLA

Para conhecer mais sobre o trabalho da Rede Oblata Brasil, acesse a primeira edição da Revista SENSIBLA. Disponível para leitura on-line e download gratuito: https://www.oblatassr.org/publicacoes/revista-sensibla/