No dia 06 de fevereiro, a capital baiana abre alas para o CARNAVAL SOCIAL. A concentração do BLOCO INVISÍVEIS é a partir das 13 horas, na Praça Municipal, e seguirá em cortejo até o Pelourinho, finalizando com show na Praça Pedro Arcanjo.

O Bloco Invisíveis celebra coletivamente as lutas, conquistas e reafirma-se no carnaval da capital baiana. O tema deste ano traz o apelo “Legal é ser Livre” e já foram confirmadas as atrações culturais que vêm somar forças a esta grande festa e movimento de resistência. Quem estiver presente poderá conferir show com a Banda do Projeto Axé, a cantora Rebeca Tárique, Jose Pereira e Bruna Afonso.

“O Carnaval Social é um espaço de reafirmação democrática das festas populares, do direito às manifestações artísticas culturais, da ocupação pública da cidade de diferentes formas e maneiras de estar no mundo. É o nosso grito pela liberdade, pela inclusão, pela mistura, pelo respeito à diversidade, pela convivência e, sobretudo, estímulo à troca de afeto e fortalecimentos de vínculos sociais. Assim, para nós do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, é um privilégio participar novamente da construção deste evento, pois converge com uma das premissas essenciais deste serviço: viabilização do acesso à cultura e arte para as populações vulneráveis, como uma questão de justiça social e garantia de direitos.”

Fernanda Aragão – Equipe do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres
Imagem: Divulgação – Força Feminina/Rede Oblata Salvador

O Carnaval Social nasceu no ano de 2013, por iniciativa da Unidade Força – Rede Oblata em Salvador, e além de ser uma manifestação cultural, também é um espaço de formação e informação. Entendendo a importância deste evento, a Unidade Força Feminina, junto a outros parceiros, se une na organização dessa iniciativa, que tem por objetivo principal garantir visibilidade aos usuários/usuárias dos serviços que se encontram em processo de vulnerabilidade social.

“Esse evento é sobre luta, sobre coragem, sobre ousadia, mas também é sobre alegria e celebração de vidas, da nossa existência enquanto população vulnerável. A importância de estarmos levando nossos gritos nas ruas do Pelourinho é simbólica; é para chamar a atenção e mostrar, que sim “nós existimos”. A Rede Oblata em Salvador acredita que eventos como esse, além de dar visibilidade ao público que escolhemos para desenvolver nossa missão – mulheres que exercem a prostituição – também é uma oportunidade de agrupar as instituições que compõem a Rede Socioassistencial no Centro de Salvador para firmar parcerias.”

Alessandra Gomes – Coordenação da Unidade Força Feminina – Rede Oblata Brasil

Instituições parceiras envolvidas: CRAS Centro Histórico, CAPS AD Gregório de Matos; CAPS AD Gey Espinheira, Projeto Axé, COMAD, Mandata Pretas por Salvador, Guarda Municipal, CCIDP; Casa Marielle Franco, APROSBA; Secretaria de Educação, Programa Corra por Abraço, Consultório na Rua Pelourinho, Consultório na Rua Brotas, ABADFAL; Movimento População de Rua, SJDH, SEMPRE, ADRA, e SECIS -Resiliência.

Mais informações: [email protected] | 71 98682-0868