Shopping Center Lapa se une à Força Feminina na edição presencial do evento que reúne mulheres negras empreendedoras com suas histórias inspiradoras, representatividade e resistência

A Força Feminina – Unidade da Rede Oblata em Salvador, realiza o evento “Preta, você me inspira“, no Shopping Center Lapa, de 18 a 23 de julho, com o objetivo de refletir sobre o papel social destinado às mulheres negras na sociedade brasileira e contribuir na divulgação do trabalho de microempreendedoras pretas que fazem da sua arte o seu sustento e de suas famílias.

Apresentação/Simbologia – Download

De acordo com a Pesquisa Afroempreendorismo Brasil, realizada pelo Movimento Black Money, o afroempreendedorismo é, em sua maioria, feminino, pois 61,5% dos empreendedores negros são mulheres e as indústrias predominantes são comércio, comunicação e cuidados. Além disso, destacaram que toda ideia de empreender vem de uma dor, e as dores vistas na pesquisa são ligadas à questão racial.”

Com o slogan “Transformando dor em tecnologia de resistência“, o segundo ano de realização deste projeto de empoderamento e também de sensibilização da sociedade ganha novas perspectivas.

Alessandra Gomes – Coordenadora da Rede Oblata em Salvador – Unidade Força Feminina, comenta sobre a proposta e declara que esse movimento “inspira paixão, ousadia e potência”.

“Preta, você me inspira” nasceu na pandemia e é uma alegria poder reorganizar esta ação de forma presencial, com a temática do afroempreendedorismo feminino. Mulheres que movimentam a economia em suas comunidades através da sua arte, seja ela construída coletivamente ou individualmente, precisam ser vistas. Nesta edição, estarão presentes mulheres pretas com suas histórias inspiradoras de representatividade. Queremos que quem passe pela exposição, além de ver os produtos, possa escutar o bate-papo e consiga se inspirar com cada cantinho do espaço destinado à apresentação das potências que nós, mulheres negras, somos.”

Ela ainda destaca que a sensibilidade das parcerias tem sido crucial para alavancar esse projeto e o Shopping Center Lapa, por mais um ano, abraçou a causa.

O público terá acesso a diálogos com militantes/ativistas dos movimentos de mulheres negras sobre estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao racismo, patriarcado e capitalismo, além de debater a importância do afroempreendedorismo como estratégia de resistência das mulheres negras.

Confira o resumo da programação:

  • Exposição com caracterização do shopping de acordo com a temática;
  • Bate-papo e atrações culturais;
  • Exposição de produtos de mulheres negras empreendedoras;
  • Serviços oferecidos por instituições parceiras, tais como: testes rápidos, aferição de pressão, dentre outros.

Temas Transversais:


● Empreendedorismo Feminino;
● Empoderamento Feminino;
● Feminismo Negro;
● AfroEmpreendedorismo;
● Interseccionalidade;
● Dororidade;
● Enfrentamento ao racismo, machismo, patriarcado e capitalismo;
● Tecnologias Ancestrais.

Julho das Pretas

O mês de Julho é o período no qual os movimentos de mulheres negras convergem suas agendas para discutir os desafios por elas enfrentados. Com o tema Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver, a 10ª edição do Julho das Pretas contará com 421 atividades realizadas por mais de 200 organizações de mulheres negras em 18 estados brasileiros, além de uma atividade em Paris, na França.

Esta edição também marca 30 anos desde que o movimento de mulheres negras da América Latina e Caribe declarou o 25 de Julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. No Brasil, através da Lei nº 12.987/2014 (sancionada pela presidenta Dilma Rousseff), o dia 25 de Julho foi definido como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída para rememorar e celebrar o legado e a caminhada de luta das mulheres negras ao longo da história.

A Rede Oblata soma forças a esse movimento e te convida para conferir a agenda completa no site www.institutoodara.org.br.

Mais informações:

Rede Oblata/Salvador – Unidade Força Feminina

oblatassr.org | @RedeOblataBrasil | Blog: ffeminina.oblatassr.org

[email protected] | (71) 3322-5432 | 71 98682-0868

SHOPPING CENTER LAPA | @centerlapassa

RUA PORTÃO DA PIEDADE, 155, PIEDADE – SALVADOR – BA (71) 3415-8200


1- Interseccionalidade é uma ferramenta teórica e metodológica usada para pensar a inseparabilidade estrutural do racismo, capitalismo e cisheteropatriarcado, e as articulações decorrentes daí, que imbricadas repetidas vezes colocam as mulheres negras mais expostas e vulneráveis aos trânsitos destas estruturas. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-que-e-interseccionalidade/

2- Dororidade é a cumplicidade entre mulheres negras, pois existe dor que só as mulheres negras reconhecem. Disponível em: https://www.geledes.org.br/dororidade-e-dor-que-so-as-mulheres-negras-reconhecem/

3- 1ª Edição – Preta, você me inspira! Acesse no Youtube da Rede Oblata.